Não é atrás de um calendário que se constrói a escola, é num diálogo estreito com as famílias.
As efemérides marcam sempre o nosso calendário e, usualmente, damos conta do que vamos fazendo e do que sai fora de portas porque nos orgulhamos do trabalho que vamos construindo ao longo de cada ano letivo. Somos ainda acompanhados permanentemente pelas famílias, que participam ativamente na construção da agenda da “casa” e dificilmente escapam momentos ou acontecimentos a quem está dentro da escola - equipas e famílias.
É nesta comunicação continuada, como sempre reafirmamos, que assenta um dos pilares do nosso projeto educativo. Uma comunicação parceira, uma ação conjunta e um diálogo que sempre tentamos que se construa de forma progressiva mas estreita, que nos mobiliza e no qual acreditamos. A escola constrói-se com a família e a família habita a escola como uma segunda casa na qual está muito presente.
Os eventos que ocorrem ao longo do ano fazem menos sentido se os criarmos isoladamente, se apenas servirem para apresentar ou mostrar um trabalho de sala, ainda que conjunto, planeado e partilhado entre equipas. O sentido torna-se maior quando nos aliamos e nos propomos a uma parceria verdadeira que traz às nossas crianças a segurança e o conforto de um sentimento de pertença, de um sentido de comunidade que tantas vezes parece abandonado quando nos ausentamos da essência dos nossos verdadeiros papéis.
Orgulhamo-nos, por isso, dos últimos momentos comuns que registamos, construídos a muitas mãos e acompanhado por tantos corações.
Somos felizes por termos as nossas famílias dentro da escola em tantos mais momentos que não passamos para o digital mas que ficam guardados onde mais interessa, na nossa memória.
A educadora Maria João e a educadora Ana Vieira integraram o curso ”Bússolas na Creche do século XXI”.
Um artigo que nos transporta para o interior, para a reflexão sobre o papel das pessoas ao serviço da educação.
Quando uma comunidade científico-pedagógica se junta e abre ao público uma reflexão sobre educação.
Aqui pode aceder à lista de perguntas que mais nos são colocadas.
Se depois de ler as nossas respostas continuar com duvidas, entre em contacto connosco.
Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa
APIA - Associação de Proteção à Infância da Ajuda
© 2025 Todos os Direitos Reservados - Politica de Privacidade