Literatura, música, dança, expressão plástica e para todas as crianças.
O projeto linguagens da arte fundamenta-se na educação pela arte como linguagem universal, que promove o desenvolvimento de competências, que tem a capacidade de aproximar culturas, respeitando diferenças e que cria condições para a receção da aprendizagem.
O fim é o de levar as crianças a comunicarem e a partilharem os seus sentimentos e emoções, nas várias dinâmicas proporcionadas, apelando à criatividade.
Para além das oficinas semanais integradas no curriculum, visitam-se espaços culturais, exposições de arte, participa-se (sempre que possível) em várias performances de teatro, dança e outros espetáculos.
Este projeto teve o seu início em 2011 com o objetivo principal de dar continuidade a uma aposta de qualidade na área das expressões, para todas as crianças que frequentam a APIA, visando a promoção de seres mais competentes, criativos e intervenientes, imprescindíveis no mundo novo.
AS OFICINAS QUE FAZEM O PROJETO
Chuva de estórias - Berçário, creche e pré-escolar
Esta oficina proporciona o contacto com os contos e com os livros, propícia a expressão oral e a expressividade, estimula a imaginação, o lúdico e a criatividade, favorece o desenvolvimento da linguagem e o aumento do vocabulário, bem como a leitura e a literacia, despertando o gosto pelo livro, pela leitura e pelo conto de histórias.
OBJETIVOS DO PROJETO
Estimular o gosto pela leitura, por ouvir ler, pelo significado da escrita e do falar das letras com o nosso interior.
Estimular a capacidade de expressão a vários níveis: verbal, plástico, emocional.
Facilitar as relações inter e intrapessoais que permitem o desenvolvimento do sentido de responsabilidade, do respeito pela diferença, da negociação como alternativa aos comportamentos.
Potenciar as capacidades perceptivas através do apuramento dos sentidos e as capacidades intelectuais estabelecendo contacto, trocando ideias e construindo a própria personalidade.
Desenvolver a capacidade de relacionamento social promovendo a autoconfiança e a confiança no outro através do trabalho em equipa de forma a que se estabeleça o sentido de compromisso, responsabilidade e partilha.
Explorar o movimento criativo como forma de expressão, inspiração e desenvolvimento de ideias, tendo sempre em conta a individualidade e sensibilidade de cada aluno.
Expressão musical - pré-escolar
Sons de berço - creche
A música como forma de expressão, faz parte da formação global da criança, a sua aprendizagem deve ser um processo análogo ao da aquisição da linguagem, pois através da audição e imitação, o processo de desenvolvimento do vocábulo torna-se consciente.
O contacto com diversos sons inicia-se desde a formação do ser humano no útero.
O bater do coração, a voz dos pais, são exemplos de que o som faz parte da vida de um ser humano, antes e após o seu nascimento.
OBJETIVOS DO PROJETO
Contribuir para a criança deixar fluir a musicalidade que existe dentro de si, permitindo que expresse as suas ideias e consiga libertar o seu próprio vocabulário musical.
Fomentar uma aprendizagem musical que permita à criança compreender uma parte fundamental da cultura humana.
Criar condições de estimulação musical e proporcionar um meio rico musicalmente onde a criança possa encontrar o que necessita para o seu desenvolvimento.
Arte nas mãos - creche (salas 2 anos) e pré-escolar
A ingressão pelas artes visuais começa devagar com o objetivo de conquistar novas rotas artísticas.
Além dos momentos na oficina dentro da escola, onde se confeccionam tintas e se inventam suportes de arte, promover-se-ão momentos no exterior, como as visitas a museus, espaços que abrigam novas aragens e descobertas.
Da pintura à escultura, da assemblage à gravura, da performance ao cinema vários são os meios de expressão e criação em que o mais importante é o caminho e o processo de toda esta viagem.
Com a expressão plástica a criança exprime-se, o seu passado torna-se atualidade e as suas aspirações realizam-se.
É o jogo muito sério da criação.
OBJETIVOS DO PROJETO
Promover a espontaneidade criativa.
Desenvolver a relação entre o pensar, o sentir e o agir.
Estimular o raciocínio crítico criando valores sociais e éticos.
O corpo que fala - pré-escolar, creche e berçário
Através das aulas de dança criativa pretende-se que a criança "conheça o mundo através do seu corpo", sendo a dança criativa um espaço/momento que lhes possibilite contatar através de “jogos de exploração de movimento”, com um leque de cores/estímulos preciosos, capazes de lhes fornecer “tons pessoais” indispensáveis ao seu desenvolvimento individual, que o acompanhem na descoberta de si mesmo, através da possibilidade de experimentar, de criar e de transformar, permitindo-lhe utilizar o seu corpo/tela como instrumento de expressão e de transmissão de sentimentos, emoções e sensações, levando-a a descobrir novas formas de comunicar.
Sendo uma atividade temática, impregnada de simbolismo, pretendemos através da dança criativa desenvolver a capacidade de representação da criança, proporcionando momentos de prazer e desenvolvendo a atitude lúdica.
Nesta oficina pretende-se ultrapassar a questão da regra, da forma, da competição ou da brincadeira em si, mas desenvolver uma dimensão superior: a forma como a criança vê, compreende, sente e se relaciona com o outro e com o mundo.
OBJETIVOS DO PROJETO
Identificar o contexto de aula de dança como um momento não só de prazer, como de disciplina, postura, organização espacial, indumentária e higiene
Reconhecer a importância do som, do ritmo, da música e da voz na descoberta do movimento
Manipular os princípios da dança com base no estudo do movimento desenvolvido pelo pedagogo Rudolf Laban tais como:
As partes do corpo, as ações do corpo, as relações que estabelecemos em movimento, as diferentes dinâmicas, a exploração das possibilidades de organização e utilização do espaço
Fornecer ferramentas como estímulos criativos e de criação de movimento, como os livros, adereços, objetos do quotidiano, desenvolvendo a capacidade de imaginar, sonhar, inventar e construir universos individuais e coletivos dançáveis
Criar hábitos de apresentação do trabalho desenvolvido e observação/reflexão do trabalho apresentado
Aqui pode aceder à lista de perguntas que mais nos são colocadas.
Se depois de ler as nossas respostas continuar com duvidas, entre em contacto connosco.
Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa
APIA - Associação de Proteção à Infância da Ajuda
© 2025 Todos os Direitos Reservados - Politica de Privacidade