Em setembro demos início a mais um novo ano letivo, desta vez completamente atípico pela convivência com uma pandemia que afetou toda uma sociedade global.
Impuseram-se assim também novas regras de prevenção, profilaxia e segurança para a saúde de todos, nas práticas diárias em toda a comunidade escolar, famílias, equipas docentes e não docentes, crianças.
As preocupações e as incertezas eram intensas…como fazer para estarmos todos em segurança?O cumprimento do plano de contingência era fundamental, mas como não abraçar? Como mostrar os sorrisos? Como fazer do conto das histórias momentos únicos, quando a nossa voz é abafada por uma máscara? Como partilhar com outros, colaborar em tarefas conjuntas, quando o distanciamento físico se impõe?
Como fazer, era a pergunta de ordem…
Apreensão, incertezas, preocupações, desafios, foram as palavras iniciais e os sentimentos expressos neste novo ano, pelas equipas docentes e não docentes desta instituição, a APIA.
Num percurso intenso de partilha, grande colaboração e empenhamento de todos os setores, fomos escrevendo os dias. Os desafios foram a pouco e pouco conquistados, as estratégias, a criatividade e as ferramentas da disponibilidade, empenho e dedicação, colocadas à prova, na construção de um envolvimento geral de segurança, coerência e confiança das crianças e famílias.
Para a equipa pedagógica, o propósito supremo, as crianças, eram o desafio motivador e inquietante, acreditando que teríamos que encontrar novas formas de fazer, para promover a cooperação e a partilha entre os pares, o respeito por cada criança e o ouvir a voz de cada uma, respondendo às suas questões, expetativas, receios e alegrias.
No final de um período letivo intenso, desafiante e muito resiliente, as equipas foram chamadas mais uma vez, à reflexão, a dar a sua voz e a verbalizarem o seu sentir, avaliando este tempo com palavras que aquecem o coração de todos os que acreditam nesta instituição de excelêncian e no caminho percorrido com Verdade e União:
DEDICAÇÃO / CONFIANÇA / ACONCHEGO / DISPONIBILIDADE / RESISTÊNCIA/ RESILIÊNCIA / SUPERAÇÃO / REINVENÇÃO / ABRAÇO / AFETO / ALEGRIA / COERÊNCIA / PARTILHA / EQUIPA / UNIÃO / ESPERANÇA.
Educadora Cristina Moreira
A educadora Maria João e a educadora Ana Vieira integraram o curso ”Bússolas na Creche do século XXI”.
Um artigo que nos transporta para o interior, para a reflexão sobre o papel das pessoas ao serviço da educação.
Quando uma comunidade científico-pedagógica se junta e abre ao público uma reflexão sobre educação.
Aqui pode aceder à lista de perguntas que mais nos são colocadas.
Se depois de ler as nossas respostas continuar com duvidas, entre em contacto connosco.
Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa
APIA - Associação de Proteção à Infância da Ajuda
© 2025 Todos os Direitos Reservados - Politica de Privacidade