Chamámos as famílias para uma experiência imersiva e direta com os artistas e os professores residentes, deste ano letivo.
Chegámos ao fim do ano, fechámos o painel de atividades e reunimo-nos para partilhar com as famílias a imersão de um ano inteiro. Não conseguimos, bem sabemos, mostrar em poucas horas a riqueza de uma vivência diária, a espontaneidade dos momentos vividos ao longo do ano e de tantas histórias que nascem a partir deles. Fazer mergulhar as famílias, levadas pela mão das próprias crianças que estão verdadeiramente em casa, num ambiente artístico, lúdico e natural foi, porém, uma experiência que muito apreciámos.
As oficinas aconteceram nos diferentes espaços da escola, espalhadas entre as salas e o espaço exterior. Os pais foram convidados a viver histórias a cada 15 minutos, ora cantadas, ora dançadas e até as histórias narradas no seu ambiente mais natural pareciam trazer personagens que saiam da mala da "nossa" contadora residente, animados pela sala, continuamente, cheia.
Perceber como acontecem as aulas de inglês ou como se vive uma aula de jiujitsu, experimentar a cadência de uma aula de yoga, perceber como começam estas dinâmicas em sala e como as crianças, reconhecendo já o momento, estão sempre dispostas a oferecer-nos a alegria e a expectativa que a curiosidade natural lhes pede, possibilitou-nos uma observação reconfortante.
Desconstruímos o momento que fecha o ano, criámos espaço para uma vivência que consideramos espelhar melhor a forma como vivemos o nosso projeto educativo, como encaramos o trabalho pedagógico e as relações que se estabelecem através e para além dele. Esta abordadem reticular da vida no espaço educativo, dos processos que são criados, da escola como um todo, não só nos dá um sentido maior como continua a cimentar os pilares da nossa história e daquilo que entendemos como a nossa missão maior.
Obrigada a todos!
A educadora Maria João e a educadora Ana Vieira integraram o curso ”Bússolas na Creche do século XXI”.
Um artigo que nos transporta para o interior, para a reflexão sobre o papel das pessoas ao serviço da educação.
Quando uma comunidade científico-pedagógica se junta e abre ao público uma reflexão sobre educação.
Aqui pode aceder à lista de perguntas que mais nos são colocadas.
Se depois de ler as nossas respostas continuar com duvidas, entre em contacto connosco.
Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa
APIA - Associação de Proteção à Infância da Ajuda
© 2025 Todos os Direitos Reservados - Politica de Privacidade