No final do dia, nem tudo o que se viveu se vê nas paredes mas aconteceu e faz parte do uma história prolongada no tempo.
Há uma floresta na entrada da escola, pássaros na parede que nos falam da alma, instalações criadas nos ateliers por todo o edifício. Há corpos que dançam no recreio, vozes que cantam nas salas, jardins sensoriais que se criam e desconstroem no mesmo dia deixando às crianças a experiência e devolvendo-lhes o espaço para as descobertas livres. Há novos jogos no chão criados pelos mais pequenos com o apoio das equipas e as paredes sustentam trabalhos feitos em parceria com as famílias.
A invisibilidade de algumas ações é também o que as torna mágicas. Nem sempre comunicamos ao exterior tudo o que fazemos, não há reportagens sobre todas as ações que se apresentam no espaço mas todas elas, em conjunto, criam a rede de memórias coletivas e, também, individuais que recriam a narrativa maior desta casa. E como poderíamos mostrar verdadeiramente um atelier de arte onde os aromas foram o mote de um trabalho, ou a preparação de um momento festivo investido pelas crianças do qual o resultado não são os bolos "amassados" mas a partilha que aconteceu entre a mistura da massa e a saída do forno? E quando as dúvidas lançadas no tapete são inícios de histórias transportadas ao longo de todo o ano.
Não é difícil registar emoções mas acreditamos, cada vez mais, que o que fica impresso em cada um é mais importante que a reportagem do momento. Em qualquer dos casos há momentos invisíveis espalhados pela escola, nas mais diversas formas de manifestação. Só precisamos de estar atentos!
A educadora Maria João e a educadora Ana Vieira integraram o curso ”Bússolas na Creche do século XXI”.
Um artigo que nos transporta para o interior, para a reflexão sobre o papel das pessoas ao serviço da educação.
Quando uma comunidade científico-pedagógica se junta e abre ao público uma reflexão sobre educação.
Aqui pode aceder à lista de perguntas que mais nos são colocadas.
Se depois de ler as nossas respostas continuar com duvidas, entre em contacto connosco.
Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa
APIA - Associação de Proteção à Infância da Ajuda
© 2025 Todos os Direitos Reservados - Politica de Privacidade