Os momentos que nos trazem ao final do ano letivo e que nos relembram destes meses em comunidade.
Já fazem parte da agenda da escola os três momentos que finalizam o ano letivo e que nos levam à preparação das férias, três momentos em que nos apresentamos à comunidade e onde as famílias representam uma parte muito importante.
Falamos do Arraial da Apia, a Festa de Encerramento do Ano Letivo e as Marchas Populares que todos os anos juntam equipas, mobilizam esforços e preparam as crianças para o momento da despedida.
Começamos com o Arraial, um espaço nobre de encontro entre a comunidade escolar, num ambiente informal, de festa onde as partilhas são naturais e o sentido da família, dentro desta aldeia que é a escola, emerge de modo cúmplice e descomprometido.
As equipas saem das salas e tomam lugar noutros palcos menos habituais mas, ainda assim, com a mesma energia e sentido de missão, num momento em que se sai do papel e se agradece apenas o facto de podermos, enquanto pessoas, partilharmo-nos e desfrutarmos desta viagem.
As Marchas Populares, em articulação com a Junta de Freguesia da Ajuda, representam mais um espaço de partilha intracomunitária de exposição e participação ativa e conjunta entre as diversas instituições da freguesia. Os alunos mais velhos, em parceria com as equipas prepararam uma saída subordinada ao tema “Marcha da Flor”, erguendo estandartes e trazendo a viva voz o sentido bairrista característico do espaço.
Por fim, a Festa de Encerramento do Ano Letivo onde, de forma global, as crianças e as equipas apresentam aos pais e famílias o culminar de um ano de trabalho e que marca o crescimento e o percurso evolutivo de cada grupo.
Cada sala aborda, de forma artística, um tema que tenha sido significativo ao longo do ano ou que faça sentido na exploração da história do grupo, dos interesses manifestados ao longo do ano ou da espontaneidade de uma sugestão conjunta.
De olhos posto no futuro, estes são momentos em que temos o prazer de olhar para trás. Finaliza-se, assim, mais uma etapa, sempre nutrida com empenho, amor e dedicação numa retrospetiva que nos embala e que nos lança para um novo arranque, logo após a serenidade que a interrupção letiva proporciona.
A educadora Maria João e a educadora Ana Vieira integraram o curso ”Bússolas na Creche do século XXI”.
Um artigo que nos transporta para o interior, para a reflexão sobre o papel das pessoas ao serviço da educação.
Quando uma comunidade científico-pedagógica se junta e abre ao público uma reflexão sobre educação.
Aqui pode aceder à lista de perguntas que mais nos são colocadas.
Se depois de ler as nossas respostas continuar com duvidas, entre em contacto connosco.
Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa
APIA - Associação de Proteção à Infância da Ajuda
© 2025 Todos os Direitos Reservados - Politica de Privacidade